Cristina Brázio
Solução inovadora para armazenamento de energia instalada no Pólo da Mitra

No âmbito do protocolo de cooperação assinado em Julho de 2015, entre a Universidade de Évora e a EDP – Distribuição, foram instaladas no Pólo da Mitra as primeiras baterias de apoio à rede elétrica de média tensão que constituem uma solução de armazenamento que utiliza baterias estacionárias de iões de lítio.

Desenvolvida pela Siemens, trata-se de uma solução inovadora, a primeira deste tipo, desenvolvida e instalada em Portugal e uma das primeiras na Europa, que suportará o estudo de novas formas de gestão da rede de distribuição de energia elétrica. O sistema servirá como prova de conceito e como montra tecnológica, tendo como principais funções a avaliação do potencial destas novas tecnologias.

De visita ao Storage, no dia 22 de fevereiro, com os representantes das instituições envolvida, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora referiu considerar esta parceria como um exemplo a seguir, a qual consubstancia “valores que a UÉ pretende transmitir aos seus estudantes e futuros profissionais” realçando que “uma das bandeiras da UÉ é contribuir para um futuro mais sustentável”.

Publicado em 25.02.2016