Mensagem do Diretor

O Departamento de Física da Universidade de Évora (DFIS) está integrado na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT-UE) e tem por missão o ensino e a investigação nos domínios de Física e complementarmente a extensão universitária e prestação de serviços à comunidade nesses domínios. Para o efeito conta atualmente com um corpo docente de 15 Doutorados em dedicação exclusiva e a colaboração regular de cinco Professores do DFIS aposentados e seis investigadores Doutorados. É ainda apoiado por uma equipa técnica de 5 assistentes técnicos e assistentes operacionais e diversos colaboradores, maioritariamente investigadores em formação que estão a preparar as suas teses de mestrado e doutoramento orientadas por docentes do DFIS.

Atualmente o DFIS é responsável pelo mestrado em Ciências da Terra e da Atmosfera e pelo programa Doutoral em Ciência da Terra e do Espaço. Para além desta oferta formativa, o DFIS garante a lecionação de unidades curriculares da sua especialidade, integradas nos planos de estudo de outras licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos da Universidade de Évora ou em associação com outras Instituições de Ensino Superior. Está para aprovação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior uma nova Licenciatura em Física e Química que contamos abrir em breve.

Parte significativa da investigação desenvolvida pelos membros do Departamento de Física situa-se nos domínios da Física da Terra e da Atmosfera, da Energia e da História e Filosofia da Ciência e está ligada a Centros de Investigação sediados na Universidade de Évora, nomeadamente o Instituto de Ciências da Terra e o Instituto de História Contemporânea. Alguns docentes do DFIS que investigam outros domínios de Física como Matéria Condensada, Nanotecnologias, Biofísica ou Física das partículas estão integrados em centros de outras Universidades. 

O Departamento de Física, em ligação com a Escola de Ciências e Tecnologia, mantém uma atividade importante na difusão dos seus principais domínios de ensino e investigação, promovendo ou colaborando regularmente em iniciativas de divulgação junto da sociedade. A ligação às escolas da região para o desenvolvimento de projetos de ensino ou atividades de divulgação como palestras, cursos, visitas organizadas aos laboratórios são atividades a que conferimos a maior relevância.

Apesar da já longa história este departamento (ver História do DFIS), atravessa uma fase de profunda transformação. É uma situação que decorre da recente desvinculação das engenharias, em 2020, e da consequente perda da oferta formativa e recursos humanos daquelas áreas. É, pois tempo de definir a nova identidade, ocasião de desenhar o plano de crescimento que pretendemos, suportado numa oferta formativa sustentada no que de melhor sabemos fazer, com relevância para a sociedade contemporânea e robustecida por metodologias de ensino adequadas aos tempos modernos. Esta é uma das principais missões que nos ocupa na atualidade.

Diretor do Departamento de Física

Bento Caldeira

director@dfis.uevora.pt